Umas dicas sobre elementos.
As pedras normais, chamadas "Stones", são usadas na arma ou no set para colocar o elemento do item até level 4.
Exemplo de Stone:
http://www.lineage2universe.com/images/attribute-system/divine-attribute-stone.pngAs pedras usadas para por elemento level 7 no set, chamadas de "Crystal", devem ser compatíveis com o elemento colocado previamente.
Exemplo de Crystal:
http://www.lineage2universe.com/images/attribute-system/divine-attribute-crystal.pngCaso você colocou algum elemento errado, ou quer mudar por razão de pvp, só ir no NPC em Aden, descendo as escadas e virando à esquerda.
http://www.lineage2universe.com/images/attribute-system/attribute-master-npc2.pngEste NPC também troca Stones opostas, como Fire -> Water, ou Earth -> Wind.
O sistema de elemento é calculado levando em consideração não só o elemento da arma e de buffs, como seed of water, mas também leva em consideração o enchant das skills.
Por exemplo, se a pessoa tiver um Force Blaster +15 Fire Attack, que adiciona 25 de fire ao ataque, será considerado seu elemento + 25. Se você tiver 320 fire de tyrant, será considerado 345 de fire ao ser calculado o dano.
Algumas skills já tem elemento definido, como Hydro Blast do Mystic Muse. É uma skill de Water, e se você usar qualquer outro elemento na arma, será como se você não tivesse elemento nenhum, pois só é levado em consideração o elemento da skill. E se a skill não tiver elemento definido, como a skill backstab +15 duel do dager, ele levará em consideração o elemento da arma.
Como calcular o dano que o elemento vai influenciar?
Basta pegar o elemento do ataque, somado com buffs e enchants de skill e diminuir da resistencia do concorrente.
Exemplo: Você tem water level 7 na arma + seed of water = 320 water. Encanta Hydro Blast + water attack para adicionar 20 water. Logo, será considerado 340 water. Se o inimigo tiver 250 de resist water, será 340 - 250 = 90.
Lembrando que se o resultado for negativo (se o player tiver 360 water resist e seu ataque é de 340) será considerado nulo o elemento, e você dará dano desconsiderando o elemento, ou seja, será como se você não tivesse elemento na arma nem na skill.
Agora vamos ver o quanto aumenta o dano, caso a diferença seja positiva:
Diferença de:
1 a 5: 0,5% de aumento (em média)
6 a 20: 8% de aumento (em média)
20 a 25: 10% de aumento (em média)
30 a 40: 15% de aumento (em média)
45 a 80: 30% de aumento (em média)
85 a 145: 40% de aumento
150 a 295: 70% de aumento
300: 100% de aumento
Ai é fácil, você pega o seu ataque elemental, diminui da defesa do player e vê quanto seu dano vai ser elevado.
Lembrando que existem vários buffs para diminuir resist, como surrender to water, hydro blast + water weakness e tantos outros.
Com isso já deve ter uma idéia geral de como funciona elemento no lineage2.